15 lugares famosos mostrados ao lado de seus verdadeiros arredores

1. Pirâmides de Gizé

1
1-

Elas simbolizam o poder dos faraós do Egito Antigo e foram construídas como tumbas reais para os reis Quéops, Quéfren e Miquerinos. A maior delas, conhecida como Pirâmide de Quéops, atualmente mede 137,16 metros de altura (originalmente eram 146,60 metros, mas falta parte de seu topo e revestimento) e foi construída aproximadamente em 2550 aC. Ela também é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que resistiu aos efeitos do tempo e das guerras.

2. Stonehenge

2
2-

Localizado na planície de Salisbury, no condado de Wiltshire, no sul da Inglaterra. Estima-se que o mais famoso círculo de pedras do Reino Unido date de 3100 aC e, ainda que a origem de sua construção e sua função sejam incertas, acredita-se que era usado para estudos astronômicos, religiosos ou mágicos. Tanto mistério se deve especialmente às suas dimensões, já que há pedras que chegam a medir cinco metros de altura e pesar quase cinquenta toneladas.

3. Taj Mahal

3
3-

Este imenso monumento foi construído ao longo de 21 anos e às custas do trabalho de 20 mil homens, trazidos de diversas cidades do Oriente. Localizado na cidade de Agra, na Índia, o majestoso prédio de mármore branco é conhecido como a maior prova de amor do mundo, já que foi feito em homenagem à esposa favorita do imperador Shah Jahan, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A jóia do palácio”). Aryumand morreu dando à luz o seu 14º filho e o Taj foi construído sobre o seu túmulo. Além da grande construção de mármore, que é o prédio mais conhecido, o complexo ainda é composto por uma mesquita, outros mausoléus secundários, uma entrada principal e um imenso jardim persa.
Ainda que tenha um jardim medindo 320 x 300 metros ao seu redor, nem toda realeza que o Taj Mahal acumula é o suficiente para acabar com a pobreza da Índia. O país é o segundo mais populoso do mundo e, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 da Organização das Nações Unidas (ONU), seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é 0,554, ocupando o 136º. 

4. Sagrada Família

5
5-

O Templo Expiatório da Sagrada Família, localizado em Barcelona, é considerada por muitos a obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí. O artista assumiu o projeto em 1883, aos 31 anos de idade, e dedicou seus últimos 40 anos de vida a ele – os últimos 15 de forma exclusiva. Apesar disso, a obra nunca foi totalmente concluída, o que não deve acontecer antes de 2026, ano do centenário de morte do catalão. Recheado de simbologia católica e intrincado dos mais delicados detalhes, o local virou um ponto turístico e ganhou até um museu.
Tudo isso é bastante extraordinário, entretanto é só dar uma olhada em Barcelona vista de cima para praticamente perder a construção mais famosa de Gaudí no meio das quadras simétricas e da vastidão da metrópole. Nas redondezas, inclusive, há pouco espaço para construções que fujam do padrão geométrico adotado no bairro.

5. Portão de Brandenburgo

4
4-

O “Brandenburger Tor” é um antigo portão de Berlim que une o centro da histórico da cidade ao “Tiergarten”, a sede do parlamento, e, no século XVIII, foi reformado e transformado em um arco do triunfo – construção da arquitetura romana que normalmente simbolizava a vitória em uma grande batalha. O rei Frederico Guilherme II ordenou a sua criação como um símbolo de paz. Medindo 26 metros de altura, 11 metros de profundidade e 65 metros de largura, a reforma que o transformou em um marco neoclássico começou em 1788 e durou três anos. Hoje, é um dos pontos turísticos mais famosos da Alemanha.

6. Cataratas do Niágara

6
6-

A reunião de três quedas de água no Rio Niágara marca a fronteira do estado norte-americano de Nova York com a província canadense de Ontário. Ainda que não sejam assim tão altas, elas recebem as águas dos lagos Erie e Ontário, o que faz com que tenham o maior fluxo do mundo, com cerca de 168 mil m³ de água caindo a cada minuto no período das cheias e aproximadamente 110.000 m³ em média. Famosas por sua beleza e uma importante fonte de energia hidrelétrica, elas têm sido um destino turístico muito popular há aproximadamente três séculos.

7. Acrópole de Atenas

7
7-

Acrópole é como é denominada a parte da cidade construída na região mais alta do relevo local. A de Atenas é a mais famosa do mundo e fica no topo de uma colina rochosa que se ergue 150 metros acima do nível do mar. A construção, que data de aproximadamente 450 aC, é considerado o cartão postal mais famoso da Grécia, o tipo de imagem que qualquer um pensa imediatamente ao falar sobre o país. Lá estão dois dos prédios mais famosas do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.
Assim como no caso das pirâmides, o restante da cidade se aproxima cada vez mais do ponto turístico e visitantes do mundo todo aproveitam que o local se ergue acima de todo o resto para registrar imagens sem nenhuma interferência do mundo moderno na paisagem. Exceto pela colina rochosa e um pequeno espaço verde ao seu redor, as casinhas brancas da capital grega se espalham por todos os lados.

8. Monte Rushmore

8
8-

Neste monte, localizado na cidade de Keystone, Dakota do Sul, Estados Unidos, estão esculpidos os rostos de quatro ex-presidentes norte-americanos: George Washington, o primeiro presidente dos EUA; Thomas Jefferson, autor da declaração da independência; Theodore Roosevelt, que conquistou maior reconhecimento internacional e liberdade econômica; e Abraham Lincoln, que lutou pela união do país durante a guerra civil. Cada uma das faces de pedra moldadas pelo escultor Guzton Borglum e outros 400 trabalhadores tem 18 metros de altura. No total, o memorial tem uma área de 5,17 km² e fica 1.745 metros acima do nível do mar. A construção começou em 1927 e só foi concluída em 1941, catorze anos depois.

9. Cidade Proibida

9
9-

Este imponente palácio localizado no centro da antiga cidade de Pequim foi a casa do imperador chinês desde meados da Dinastia Ming, (1368 – 1644), até o final da Dinastia Qing, (1644 – 1912). Sua construção levou 14 anos, de 1406 até 1420, sendo o maior complexo palaciano do mundo, com cerca de 720 mil metros quadrados – há uma lenda de que o local teria 9.999 cômodos. Cercada por um fosso de seis metros de profundidade e muros maciços de dez metros de altura, suas dependências eram reservadas apenas para altos membros do governo, o imperador, sua família e alguns criados.

10. Letreiro de Hollywood

10
10-

As letras de 14 metros situadas no alto do Monte Lee, nas Colinas de Hollywood, costumavam soletrar “Hollywoodland”. Criado em 1923, originalmente era uma peça publicitária de um loteamento imobiliário e deveria durar apenas um ano e meio. Entretanto, com a ascenção da indústria do cinema norte-americana em Los Angeles – período do final dos anos 1920 até o início dos anos 1960 conhecido como a Era de Ouro de Hollywood -, a prefeitura optou por deixá-lo onde estava. Em 1949, um contrato do Departamento de Parques da cidade com a Câmara do Comércio determinou a retirada do “LAND” do final da palavra, que passava a representar todo o distrito, não apenas o empreendimento imobiliário.

11. Santorini

11
11-

Localizada cerca de 200 quilômetros a sudeste da Grécia continental, essa ilha é o destino mais desejado de quem sonha em fazer um cruzeiro na região. Imagens que mostram as paredes brancas das casas do lugar em contraste com o mar e céu azuis são de tirar o fôlego e o pôr-do-sol no mar Egeu atrai casais apaixonados do mundo todo. Como não poderia deixar de ser, o turismo é a principal base da economia local.
O que os livretos das agências de viagem não mostram, contudo, é que Santorini é o que restou de uma gigantesca erupção vulcânica que destruiu as primeiras habitações humanas da região e deu forma à atual caldeira vulcânica que forma o arquipélago homônimo. Assim sendo, para além das graciosas casinhas brancas suas árvores floridas, as vilas foram construídas no alto de escarpas altíssimas e seus arredores pouco têm de material para filmes de romance.

12. Mona Lisa

12
12-

Acredita-se que o quadro, que se chama La Gioconda em italiano, retrate Lisa Gherardini, a esposa de Francesco del Giocondo. Também acredita-se que a encomenda de Francesco teria sido pintada entre 1503 e 1506, ainda que existam especulações de que da Vinci não teria terminado o trabalho até 1517. Adquirido pelo rei Francisco I da França, o retrato passou a ser propriedade do país e está exposto no museu do Louvre, em Paris, desde 1797.

13. Central Park

13
13-

Criado em 1857 e expandido ao longo de 15 anos, o parque urbano mais visitado dos Estados Unidos tem uma área de cerca de 3,4 km². Localizado na região de Manhattan, na cidade de Nova York, recebe aproximadamente 35 milhões de visitantes todos os anos e a famosa Quinta Avenida passa bem do seu lado leste. O local é mantido basicamente por uma organização privada e sem fins lucrativos, que provê 85% do orçamento anual dos US$ 37 milhões necessários para manter o funcionamento do parque.

14. Arco do Triunfo

14
14-

Construído em homenagem às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o monumento, de 50 metros de altura, levou 30 anos para ser construído e foi inaugurado em 1836. Um dos marcos mais célebres de Paris, ele fica na praça Charles de Gaulle, no final oeste da avenida Champs-Élysées. Embaixo do Arco está o Túmulo do Soldado Desconhecido, construído para honrar os milhares de mortos não identificados da Primeira Guerra Mundial.

15. A Pequena Sereia

15
15-

Situada no parque de Langelinie, em Copenhague, na Dinamarca, a estátua retrata a protagonista do conto de fadas homônimo de Hans Christian Andersen, transformado em filme da Disney em 1989. A escultura de bronze, criada por Edvard Eriksen entre 1909 e 1913, fica sobre uma pedra, banhada pelas águas do estreito de Øresund, que divide terras dinamarquesas e suecas.

Fonte: hypescience
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário